quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DEPRESSÃO OU ALTERAÇÕES EMOCIONAIS?

Ola meninas... Estou com os sentimentos bem bagunçados nos últimos dias, por isso resolvi pesquisar um pouco e ler alguns artigos para ver se eu conseguia colocar os sentimentos e os pensamentos “no lugar” novamente... rsrsrs...mas mais do que isso, resolvi dividir com vocês um pouco daquilo que aprendi, pois talvez ajude alguém.
O teste de gravidez deu positivo, todos a sua volta parece comemorar a chegada de mais uma vida... Mas por algum motivo as coisas coloridas da sua vida estão perdendo a cor. Por que ficou tão difícil levantar da cama de manha? Por que não sente mais prazer nas pequenas coisas que você gostava tanto de fazer?Por que será que comer e dormir se tornou difícil? Talvez você esteja com depressão!
Sentir tristezas e alegrias extremas durante a gravidez é comum, afinal você esta passando por uma grande mudança biológica, social e emocional. As expectativas com a gravidez e a mudança de hormônios no corpo podem causar as famosas flutuações no humor, deixando a gestante à flor da pele. Isso tudo é muito normal, porem se essas oscilações emocionais forem muito fortes e freqüentes, podem estar sendo um sinal de que a gestante esta caminhando para um quadro depressivo.
Uma serie de coisas podem contribuir para este quadro se agravar, como problemas no casamento, condições socioeconômicas baixas e passar por experiências chocantes ou traumáticas durante o período gestacional. O fato de uma gravidez indesejada e casos de depressão na família podem aumentar as chances de uma depressão durante e pós-parto.
Quando a depressão já esta presente, a mulher apresenta problemas para se alimentar e para dormir. Ou come demais ou não come nada, ou tem sonolência ou insônia. O desejo sexual diminui e a energia também. Pode ter sentimentos de culpa ou pânico, e até mesmo pensamentos suicidas. Mas o índice de tentativas é bem menor que em qualquer outra época. Porque nesse caso, a gravidez funciona, sim, como uma espécie de proteção.
Ela se sente culpada, claro. Todos esperam que ela esteja imensamente feliz. Por isso, muitas gestantes silenciam, e não contam aos médicos ou familiares que esta se sentindo triste, infeliz. Isso leva a um subdiagnóstico nessa fase. Gestantes com depressão tendem a não seguir corretamente as orientações do pré-natal. Não se alimentam nem dormem bem, têm mais chance de fumar e beber.
A depressão por si só pode alterar o desenvolvimento do bebê. Ele tem mais chances de nascer prematuro e com baixo peso. Além disso, gestantes com ansiedade ou depressão têm mais chances de ter bebês que terão problemas de sono por volta dos 18 meses, pesquisas realizadas com animais sugerem que pode haver danos na formação de estruturas do sistema nervoso central e até morte de neurônios. 'Ainda não sabemos por que isso ocorre, mas tem a ver com mudanças hormonais, que podem causar alterações no fluxo sangüíneo para o útero', dizem os especialistas. Diante dos riscos, fica claro que é importante detectar e tratar a doença.
A doença atinge de 10% a 20% das mulheres grávidas, em alguns casos apenas um acompanhamento psicológico já ajudaria bastante, também existem tratamentos alternativos, de relaxamento e fitoterápicos. Ficar atenta aos fatos é importante, pois o quadro pode se agravar ate o pós-parto, fazendo com que a mãe venha a rejeitar o seu bebe, principalmente porque o peso da responsabilidade e os afazeres com o bebe podem deixá-la ainda mais sobrecarregada!
Meninas, quero saber a opinião e experiencias de vocês...pois com toda certeza alguem ja passou, esta passando ou conhece alguem que esta nesta situação e sei que muitas vezes a experiencia das outras pessoas nos ajudam!bjus e até a proxima postagem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário